You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Trabalhar online: 7 desculpas mais usadas para não trabalhar online!

Fabio Ruivo

Tenho um desafio rápido para você: pegue um papel e uma caneta e escreva as últimas 5 coisas pessoais ou profissionais (com motivos diferentes por não ter feito) que você queria fazer e não fez. Na frente de cada uma, coloque o motivo (no máximo 3 palavras para defini-lo) que impediu você de fazer. Já escreveu? Estou esperando! Se você quer trabalhar online, isso será importante para perceber o que devemos evitar.

Trabalhar Online: Sem desculpas!

Fiz esse teste com várias pessoas do meu círculo que querem trabalhar online, e é incrível como as pessoas utilizam os mesmos motivos sempre: Falta de dinheiro ou tempo. Faça esse teste com as pessoas (não precisa ser pessoas que queiram trabalhar online) que você conhece e verá.

Esses motivos também são usados por vários empresários que ainda não fazem parte do movimento de empreendedorismo digital (movimento de empresas que possuem algum produto ou serviço que são comercializados também na internet).

Agora que você já percebeu que sempre temos motivos para não ter feito algo, está pronto para matar tudo que o impede de trabalhar online?

Nota: Você poderá usar os conhecimentos adquiridos nesse artigo para trabalhar pela internet agora ou para qualquer outro desejo que você tenha, que ainda não conseguiu e usou as desculpas abaixo.

Lembre-se disso todos os dias: Sabe aqueles “motivos” que você utiliza para não fazer algo? Sinto-lhe informar que 99% deles são DESCULPAS! Então se você não consegue trabalhar online com sua empresa é porque está usando alguma desculpa.

Trabalhar Online: “Quem quer fazer algo, encontra um meio, quem não quer fazer nada, arranja desculpas.” Provérbio Árabe

7 desculpas para não trabalhar online (a #2 é a que mais usei) mais utilizadas no dia-a-dia do empreendedor:

Assim como você, eu já usei várias delas para não focar em trabalhar online e entendo perfeitamente sua situação. Por isso, tenho segurança para dizer que todas tem solução. O mais importante aqui é você ter autoconhecimento para enxergar quais delas você está usando para não começar a vender e trabalhar online.

Nós somos mestres em dar desculpas, não é mesmo? Quantas vezes demos desculpas para não sair de casa, não entregar o trabalho na época da escola ou faculdade? É, tudo que não estamos dispostos a fazer, achamos uma desculpa. É triste, mas é verdade.

#1 – Não tenho tempo

Trabalhar Online: Não tenho tempo

O tempo é sem nenhuma dúvida o recurso mais importante e democrático que temos. Eu, você e o Bill Gates temos as mesmas 24 horas para utilizar como desejarmos.

Um dos fatores que fez com que o Bill Gates atingisse o sucesso que a maioria dos empreendedores não conseguem é saber otimizar o tempo e ser produtivo. O empreendedor que diz que não tem tempo para trabalhar online, está usando o tempo de muleta e mais uma desculpa.

 

Dicas para conseguir trabalhar online:

  1. Planeje diariamente seu dia em uma agenda;
    • Na ordem de execução e no horário que deve começar. A próxima tarefa deve iniciar-se no horário que a anterior termina;
    • Utilize uma agenda com dias e horas;
    • Conforme for concluindo, risque com uma caneta marca-texto as atividades terminadas;
    • Faça o planejamento um dia antes, como sendo sua última atividade do dia;
    • Revise sua semana anterior buscando melhorias para poupar tempo e avançar com seu objetivo de trabalhar online;
  2. Faça cursos online (muitas empresas de cursos decidiram assertivamente trabalhar online) sobre produtividade e gestão do tempo. Online exatamente para evitar desperdício de tempo com locomoção e outros. Eles irão ajudar sua vida como um todo e também possibilitar a você começar a trabalhar pela internet agora;
  3. O seguinte livro irá ajudá-lo a ter foco em tudo na vida e também a focar para trabalhar online. Leia: Essencialismo de Greg Mckeown, irá auxiliá-lo a ter mais foco e avançar para o empreendedorismo digital.
  4. Pare de centralizar as atividades, aprenda a delegar, acompanhar e cuidado para não delargar (delegar e não acompanhar). Não seja escravo do seu próprio negócio. Delegue uma parte do planejamento de trabalhar online para sua equipe;
  5. Planejamento e Prioridades. Planeje tudo que você precisa fazer e deseja fazer com as devidas prioridades (1, 3, 5, 8 e 13). Estude um pouco sobre a sequência de Fibonnaci e utilize-a para definir as prioridades. Comece sempre pela prioridade mais alta (13). Nesse caso trabalhar online seria prioridade 13.

Dica“Você pode adiar, mas o tempo não posterga”. Benjamin Franklin

Como vamos trabalhar online se não acabarmos com essa desculpa?

#2 – Não tenho dinheiro para trabalhar online e offline (ESSA É A MAIS USADA)

Trabalhar Online: Não tenho dinheiro

Quantas vezes já usamos o “não tenho dinheiro”:

  • Para vou sair esse final de semana;
  • Para viajar;
  • Para trocar de carro;
  • Para casar e ter filhos (essa eu ainda uso, rs);
  • Para ter duas operações (trabalhar online e offline);
  • Para ter minha casa própria.

A lista é infinita, mas temos que lembrar que não há vitória sem luta. 99% das pessoas não conseguem trabalhar online e ter resultados positivos, e não é por falta de dinheiro, é por falta de foco e planejamento. Elas não querem abdicar de algo e colocam a culpa na falta de dinheiro.

Pare por um minuto e escreva em um papel a única coisa que você gostaria de fazer (espero que não seja trabalhar online, rs) e não fez, pois utiliza a desculpa de não ter dinheiro. Agora pense para onde vai seu dinheiro e seja duro com você mesmo: o que você pode cortar ou diminuir para obter o dinheiro e então conquistar essa única coisa?

Lembre-se: para focar em algum objetivo (ex: trabalhar online) e conseguir, precisamos abdicar de outros. As pessoas que menos realizam seus sonhos são por que não sabem focar e cortar o que não faz parte do foco.

Trabalhar Online: “A diferença entre ganhar e perder, na maioria das vezes, é não desistir.” Walt Disney

Para trabalhar online é a mesma ideia: falta para você apenas foco! O dinheiro você consegue.

Nota: Empresas como Amazon e Facebook focaram inicialmente seus negócios em trabalhar online e hoje valem bilhões e são sucesso no mundo do empreendedorismo digital. Começaram com pouquíssimo dinheiro e não se tornaram as gigantes de hoje sem organização, planejamento e muito foco!

Ninguém nasce gigante.

#3 – O mercado está em crise

Trabalhar Online: O mercado está em crise

Desde que o mundo é mundo, as crises vem e vão. No Brasil não é diferente, já existiram muitas e haverão várias outras. O melhor momento para trabalhar online e fazer arte do empreendedorismo digital é você quem cria.

O maior problema é como você reage a ela. As crises não são 100% determinantes para o sucesso ou fracasso nos negócios. A prova disso é que existe no Brasil várias empresas com mais de 100 anos, tal como Gerdau, Mate Leão, Hering, Alpargatas (Havaianas), Açúcar União, entre muitas outras que já passaram por momentos de crises intensas e que hoje são mais fortes do que eram. Lembre-se que trabalhar online é uma forma bem econômica de investir em marketing, quando comparado com o marketing offline.

A questão é: você pode ficar reclamando ou trabalhar duro para amenizar o impacto. Qual você escolhe?

Trabalhar Online: “Se você está atravessando um inferno, continue atravessando” – Churchill

Dicas para enfrentar a crise:

  1. Corte custos que não geram retorno financeiro direto;
  2. Invista em trabalhar online nas ações que realmente geram vendas;
  3. Na vida pessoal, substitua o mais rápido possível seu estilo de vida para um mais econômico. Faça isso agora ou pode ser obrigado a fazê-lo e ainda levar de brinde um buraco enorme que talvez leve anos para você sair;
  4. Utilize suas reservas de caixa para manter sua operação sem dívidas enquanto você busca oportunidades na crise;
  5. Toda crise esconde uma grande oportunidade para seu negócio. Pare de reclamar e a procure até encontrar. Busque oportunidades de vender e trabalhar online;
  6. Se acontecer o pior, não fuja dos credores, sente e negocie. Perca o crédito, mas não perca sua honra e nome, você irá precisar deles para reerguer-se no futuro;
  7. Utilize seu caixa de investimento (se ainda não tem, está na hora de começar a ter) e invista no que faz você vender mais;
  8. Seja cuidadoso, mas também seja otimista. Nas crises, os melhores sempre vencem, então se você der seu melhor, vencerá.

Para trabalhar pela internet agora, você precisa primeiro querer, planejar e executar. Na crise, a grande vantagem é que terá menos empresas optando por correr riscos e iniciando um planejamento para trabalhar online. A prova disso é que cada dia que passa, mais empresas começam os trabalhos para aproveitarem a fatia do empreendedorismo digital.

Está gostando? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas acabem com as desculpas.

  • Facebook (o maior do mundo, ajude outras pessoas a se informarem)
  • Twitter (o que mais alimenta a ansiedade, não deixe seus amigos esperando)
  • LinkedIn (o mais corporativo de todos, que tal mostrar que você estuda frequentemente)
  • Email (o mais velho de todos, esse com certeza serve até para nossos avós)

#4 – É tarde ou estou velho

Trabalhar Online: Será que é Tarde?

Só será tarde para você começar algo se você estiver morto. Em minha humilde opinião, mortos não tem o hábito de ler artigos como esse. Posso dizer mais: você está no caminho certo, está lendo e estudando, por isso você não está velho demais e não é tarde para começar a trabalhar online para aumentar suas vendas e fazer parte do empreendedorismo digital.

Está aí uma prova: o homem mais velho do mundo escalou o Everest, uma senhora de 97 anos se formou em direito e Roberto Marinho, enquanto muitos se aposentam, aos 60 anos fundou a TV Globo. Agora pergunto: você realmente está velho para trabalhar online?

Trabalhar Online: “A velhice só começa quando se perde o interesse” - Jean Rostand

Dicas da fonte da juventude:

  1. Ninguém nasce sabendo nada, então faça uma lista do que você precisa aprender para trabalhar online e estude;
  2. Faça cursos online: existem vários com ótimo custo-benefício;
  3. Não é você que está velho, é sua mente que está. Renove-a;
  4. O que nos mantêm vivos são nossos sonhos e metas. Comece agora a sonhar e traçar metas.

Nota: Nunca é tarde para trabalhar online. Se você acreditar e se preparar para começar a trabalhar pela internet agora, você irá começar.

Acredite, você pode!

#5 – Não sei fazer ou não tenho experiência para trabalhar online

Trabalhar Online: Não sei fazer. E agora?

Aposto que você não sabe 1% das habilidades que existem no mundo. Você anda de carro e não sabe nem dar manutenção no mesmo, salve o caso em que você seja mecânico. Você também não nasceu sabendo andar, falar e fazer tudo que hoje você sabe. Então por que aprender a colocar sua empresa para trabalhar online é tão difícil?

Em resumo, você precisa saber pequenas coisas sobre o carro: Dirigir, trocar ou calibrar pneus, aferir óleo, água e outras coisas básicas, mas nós dois sabemos que muita gente não sabe fazer essas coisas básicas e mesmo assim, dirigem!

As pessoas que sabem o básico com toda certeza vão em algum momento se beneficiar de seus conhecimentos, por isso sou a favor de que os empresários/empreendedores saibam um pouco de tudo daquilo que envolve seu negócio. Então para você colocar sua empresa no mercado do empreendedorismo digital e começar a trabalhar online, você precisa saber um pouco disso também!

Trabalhar Online: “Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.” Confúcio

Dicas de estudo:

  1. Leia mais alguns materiais gratuitos do nosso blog e aprenda a trabalhar online:
  2. Procure e invista, contratando empresas especialistas para direcioná-lo para o caminho certo;
  3. Reserve no seu planejamento 30 minutos por dia para estudar sobre o que você não sabe e todo dia você saberá mais coisas que antes não sabia sobre trabalhar online e sobre o empreendedorismo digital.

#6 – Faltam pessoas/parceiros qualificados e de confiança

Trabalhar Online: Será que não existem pessoas de confiança?

Reflita: será que em um mundo com 7 bilhões de pessoas não exista ninguém que possa me ajudar a trabalhar online ou trabalhar comigo que seja qualificado e confiável? É triste, mas tenho que dizê-lo: se você não encontra pessoas boas para trabalhar, o problema é você.

Aprendi em mais de 10 anos empreendendo que nunca é bom estar sozinho, pois sozinho anda-se mais rápido, mas acompanhado vai-se muito mais longe.

Enquanto escrevo esse artigo, somos em 13 pessoas aqui na Kryzalis, crescemos 250% o ano passado, com previsão de crescer 450% esse ano graças as todas essas pessoas, temos parceiros de 9 anos e clientes que estão conosco há 9 anos. Ajudamos todos os dias dezenas de empresas a trabalhar online e esse artigo é parte de um de nossos esforços para mostrar a importância do empreendedorismo digital para todas as empresas.

 

Dicas para criar um ambiente de confiança:

  1. Não seja chefe de seus colaboradores, seja o líder deles;
  2. Trate todos com amor, carinho, como se fossem seus filhos;
  3. Seja 100% transparente e honesto com todos, seja para trabalha online ou offline. É difícil ter algo que você não faz;
  4. Não crie uma empresa, crie uma família;
  5. Quando alguém enganá-lo, não tenha raiva, tenha pena;
  6. Lembre-se a empresa é feita de pessoas, invista neles. Pague mais que a média, recompense com benefícios e bonificações;
  7. Trate seus parceiros com honestidade;
  8. Crie relacionamentos com seus parceiros, são eles que irão ajudá-lo a gerar resultados para seu negócio;
  9. Não troque seu parceiro de confiança por um desconto.

Para trabalhar online ou offline, você sempre irá precisar de pessoas, sejam elas colaboradores ou parceiros para ajudar. Então trate de abandonar essa desculpa de uma vez por todas.

#7 – Mudar para que? Sempre deu certo assim!

Trabalhar online: Quem não arrisca, não petisca!

Existem várias histórias, mas vou contar apenas uma. Fundada em 1880, e durante mais de 115 anos liderava seu setor e era avaliada em mais de 31 bilhões de dólares. 115 anos de sucesso foram suficientes para achar que não tinha necessidade de mudar na velocidade correta, pois sempre havia dado certo e 15 anos após terem tomado a decisão de deixar um projeto digital de lado e continuar investindo no que um dia deu certo, a empresa ingressou em uma queda livre e acabou abrindo processo de falência em 2012.

Hoje a empresa luta para sobreviver. Essa empresa é a famosa e gloriosa Kodak. Esse é só um exemplo de muitos que existem. Precisa de mais algum motivo para deixar essa desculpa de lado e começar a trabalhar online? Lembre-se: a Kodak tinha tudo para encabeçar o empreendedorismo digital, mas pecou pela inércia e lentidão.

Dicas para sair na frente:

  1. Uma das vantagens do Brasil estar atrasado em comparação a países desenvolvidos é que podemos olhar o futuro aqui quando olhamos para os EUA, por exemplo. Pesquise lá fora o que tem de novo e aplique aqui ou invista em uma parceria especializada para ajudar sua empresa a começar a trabalhar online;
  2. Leia constantemente revistas e blogs sobre as novidades do seu setor e acompanhe de perto as novidades tecnológicas, pois as mesmas podem ter dar insigths (ideias) de como inovar em seu mercado. Lembrando que trabalhar online não é mais novidade, mas a maioria das empresas ainda negligenciam isso;
  3. Esteja sempre procurando inovar em seu setor, fazer de forma diferente, arriscar no novo. Lembre-se: para inovar, você não precisa destruir a ponte que você já utiliza, crie a nova ponte e mantenha a velha até que a nova esteja 100% funcionando e trazendo resultado. Não é por que você vai começar a trabalhar online que deverá abandonar seu negócio offline;
  4. Participe de grupos de discussões sobre os assuntos de seu setor e empreendedorismo digital em redes sociais como Linkedin e Facebook. Se não existir, está aí uma ótima oportunidade para você criá-lo e convidar pessoas adeptas ao tema. Isso também é trabalhar online;
  5. Busque inspiração em outros setores. Caso seu setor seja muito atrasado, está aí uma grande oportunidade de olhar como outras empresas fazem para trabalhar online;
  6. Estimule sua equipe a buscar e trazer sugestões de novidades e inovação. Muitas vezes as melhores ideias estão na linha de frente de sua empresa;
  7. Crie o hábito em toda equipe de apresentar uma melhoria para a empresa todo mês, isso irá incentivá-los a estarem buscando novidades;
  8. Tenha a mente sempre aberta a mudanças.

 

Chegamos ao fim.

Espero que você tenha percebido que existe solução para tudo e que quando você usa uma desculpa para ser a muleta que te impede de correr, prejudica seus sonhos e suas realizações. A vida é uma só e é muito curta para não fazermos as coisas que gostaríamos por só focarmos no problema.

Não confunda ter um site, Facebook e afins com trabalhar online. Trabalhar online é conseguir gerar resultados positivos para seu negócio através da internet.

Pare de dar desculpas para não começar a trabalhar pela internet agora. Venha fazer parte desse novo mundo que o empreendedorismo digital está criando. A FR & MATI tem uma ótima solução!

Compartilhe o Post:
Comentários 4

Adicione um comentário